Serviços

Compartilhar no facebook

Fisioterapia Obstétrica Integrativa

Fisioterapia Obstétrica Integrativa

Todos concordam que a gestação é um dos momentos mais sublimes da mulher. O corpo da mulher grávida passa por transformações complexas para o pleno desenvolvimento da vida em seu ventre. A pele fica mais bonita, os cabelos sedosos, o olho brilha, o sorriso ilumina. Sempre se fala das alegrias e maravilhas da gravidez e evita-se os comentários sobre os incômodos. Criam-se tabus e medos em assumir que estão sentindo, ou podem sentir algo, mas isso é algo muito mais comum do que se imagina.

As diversas mudanças vividas nessa fase para atingir o grande objetivo do nascimento, são ocasionadas por uma bomba de hormônios. Diante disso, um deles em especial é o principal causador da frouxidão dos ligamentos, músculos e articulações: a relaxina, ela contribui para viabilizar a passagem do bebê pela pelve. Mas, o hormônio é sistêmico e não local, por isso todas as articulações e músculos ficam comprometidos, mais frouxos, gerando maior instabilidade e a 
fragilidade para lesões e dores. 

Causa comuns

Uma queixa é muito mais do que sintoma, existe todo um entorno. Na maioria das vezes, a causa está longe do local referido, podendo ele ser físico, emocional, hereditária, dentre outras origens.  Os principais incômodos que acometem as gestantes são as dores na lombar (com ou sem irradiação ciática), joelhos, púbis, cervical; edemas; incontinências urinárias; constipação; dificuldade na respiração; cansaço físico e mental; instabilidade emocional.

A gama de tratamentos para aliviar esses incômodos é bem restrita. Isso acontece principalmente por se manter uma visão focal de atendimento, preocupando-se apenas com o sintoma, e com a dor localizada. "Nosso corpo" vai muito além do que se imagina. Nada funciona de forma individual, tudo está interligado e trabalhando de forma conjunta e funcional. Quando uma região está sobrecarregada, todo resto fica comprometido.

Como funciona o Método

Para melhor análise, criamos um plano de atendimento de Fisioterapia Obstétrica Integrativa, voltado para a necessidade de cada pessoa. Após uma avaliação completa conseguimos direcionar qual melhor caminho para ajudar nesse processo de resolução do problema relatado. Nessa avaliação Integral, pautada no direito de integralidade, se busca compreender os aspectos orgânicos, emocionais, sociais e espirituais envolvidos no processo individual.. Deixa-se de lado a tecnicização e a padronização, preocupando-se com a restauração da vitalidade do paciente. Uma gestante é antes de tudo uma mulher, então deve-se pensar nela em todo seu contexto histórico: passado, atual e futuro. 

Quais os procedimentos adotados  no Tratamento de Fisioterapia Integrativa Fisgest?


Dentre muitas técnicas disponíveis desenvolvemos uma série de tratamentos, de forma complementar e integrada, tais como:
 
 Microfisioterapia, Osteopatia, Terapia Manual Musculoesquelética, Uroginecologia,
Drenagem Linfática,
Massagem Relaxan
te, Fitoterapia e Pilates. 

Passos do Tratamento

Avaliação Integral - 1 hora
10 sessões de técnicas/procedimentos Identificadas de forma interdependente. 

Carga horária: de acordo com a necessidade e da flexibilidade de horários da gestante, podem ser realizadas de 2 a 3 sessões de procedimentos por semana.

Agende a sua avaliação!.
fotos: Mamãe Pamela Dardengo e Radi