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Mamães fitness

Mamães fitness: preparação para a chegada do bebê e no pós-parto

Cuidados para saúde com a fisioterapia obstétrica

A gravidez é um período de intensas transformações físicas e psicológicas para as mulheres. Tantas mudanças e expectativas podem acabar gerando ansiedade. Então, esse pode ser o momento propício para iniciar a prática de exercícios físicos, que promovem o bem-estar e ajudam a saúde da nova mamãe durante o período da gravidez e no pós- parto. 

Sendo assim, os médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia são unanimes, quanto ao bem dos exercícios físicos na gestação, ainda mesmo que a mulher seja sedentária, é possível nesta fase começar com exercícios leves e moderados. É aí que a fisioterapia obstétrica também é indicada, para ajudar nesta fase tão especial na vida da mulher.  De acordo com Carina Fernandes Silva, Sócia e Fisioterapeuta Obstétrica da Clinica Fisgest em Salvador, o objetivo da pratica é avaliar e acompanhar as alterações físicas normais da gestação visando minimiza-las, reduzindo com isso uma possível dor, além, de preparar a mulher para uma gestação mais saudável e ativa com um retorno mais rápido no puerpério (pós parto).

Nesta fase os exercícios devem ser leves e moderados, e a proposta é que a gestante se movimente sem perder o conforto”, reforça Carina.  Os exercícios como o pilates, que busca um maior controle postural e de equilíbrio, aumentando a força dos membros (superior e inferior), respiração, coordenação, controle de períneo e fortalecimento abdominal, é um dos mais indicados nesta etapa.
 
Para complementar todo o cuidado na gestação, a fisioterapeuta ainda aconselha outros tratamentos coadjuvantes na melhora da qualidade de vida, como a terapia manual, que consiste em atendimento individual para corrigir e ou minimizar alterações exacerbadas nas articulações e músculos, que acabam ocasionando dor e desconforto gradativo, podendo até gerar impossibilidade de andar em algumas mulheres grávidas. Benefícios: exercícios juntinhos para fortalecer vínculos e entrar em forma
 
 
Já falamos que os exercícios moderados são essenciais para o bem-estar e a saúde da mãe.  “Entre os benefícios está à melhora na saúde física e mental, maior disposição, melhora na estabilidade articular e muscular, respiração, maior equilíbrio, sono mais tranquilo, reduz limiar de dor (melhor respiração=mais oxigênio=mais resistência a dor), o controle do ganho de peso e o relaxamento”, destaca a fisioterapeuta Carina Fernandes. Essas praticas também devem ser feitas no pós-parto, pois, além de melhorar a circulação sanguínea, evita os incômodos com os inchaços e permitem o retorno mais rápido às atividades cotidianas.
 
O que achei mais fantástico, foi que os partos aconteceram rápidos e tranquilos por conta dos exercícios, do Programa Materna da Fisgest, neles aprendi a concentrar a minha força”, assegura Lívia Caruline de Sá, paciente da clínica. A mamãe ainda contou que fez pilates nas duas gestações até um dia antes dos filhos nascerem de parto normal. Atualmente faz aulas de pilates com a sua bebê Barbara, nesta fase ela fortalece a musculatura e os laços afetivos.  (Ver foto 1).
 
Para a mamãe de primeira viagem, Camila Canário, o programa ajudou a realizar o sonho de ter parto normal. “Acredito que a atividade desenvolvida foi fundamental para minha qualidade de vida e do sono, tanto durante quanto no pós-parto. Eu consegui fazer um bom controle do peso e as dores naturais que eu sentia, advinda da própria gestação, foram estabilizadas e aliviadas pela prática”, enfatiza Camila. Ainda preocupada em retomar a antiga forma física, a nova mamãe faz exercícios com o seu filho Tiago, que hoje está com 4 meses. “É muito prazeroso e fortalece o vínculo de mãe e filho”, nota com entusiasmo as vantagens que a prática proporciona para a qualidade de vida. (Ver foto 2)

Carina Fernandes explica ainda que os exercícios podem ser praticados com o bebê até o 6 mês. “Até essa fase ele interage com a mãe no exercício e recebe junto com ela o estímulo neuropsicomotor fundamental para o seu crescimento”, finaliza a fisioterapeuta.
 
Legenda/Fotos:
Foto 1. A mamãe Lívia Caruline fazendo pilates durante a segunda gestação, da bebê Barbara. Crédito da Foto: Ana Oliveira Foto Studio
Foto 2. A mamãe Camila Canário com o seu bebê Thiago. Crédito da Foto: Divulgação Clínica Fisgest
 Foto 3. A mamãe Lívia Caruline se exercitando com a bebê Barbara.
Crédito da Foto: Divulgação Clínica Fisgest

  









Informações para imprensa e entrevistas:


Candra  Almeida – Jornalista Criativa
DRT BA 2730
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